O assunto do momento com toda certeza é o metaverso. Mas pouca gente sabe de fato qual a sua proposta e igualmente como pode impactar a nossa vida ao longo do tempo. O que se sabe, entretanto, é que o metaverso é a grande aposta da Meta (antigo Facebook), para os próximos anos. A marca inclusive mudou de nome para enfatizar o foco dado a essa nova tecnologia.
Para começar é preciso entender que o metaverso não é algo recente, seu primeiro esboço surgiu com o game Second Life, lançado em 2003, mas devido à falta de tecnologia para o atendimento as demandas, não foi para frente (embora o game ainda exista). Devido aos avanços tecnológicos atuais o metaverso se tornou totalmente possível hoje.
Por definição, o metaverso consiste em um tipo de realidade paralela, virtual, na qual é possível desenvolver uma série de atividades. O metaverso tenta, a partir de dispositivos de alta tecnologia, replicar a realidade e vice-versa, tenta replicar a realidade virtual a realidade. Essas são suas ambições e o mercado está cada vez mais presente em nossa vida.
A compra de criptoativos, NFT’s e correlatos apenas mostram a ponta do iceberg que é o metaverso e tudo o que está direta e indiretamente relacionado a ele.
Aliás, a compra de criptomoedas como investimento e de NFT’s como obras de arte já são uma prática que está se tornando comum para uma parcela significativa de pessoas, mas há algo que tem começado a se expandir progressivamente desde 2020. Já imaginou ser o proprietário de um terreno ou imóvel no metaverso?
Metaverso e o mercado imobiliário
Segundo dados coletados do setor, somente entre os 22 a 28 de novembro de 2021, foram movimentados oitenta e seis milhões de dólares na compra e terrenos no jogo virtual The Sand Box. De acordo com dados da Non Fungible, empresa que realiza a contabilização de dados do setor, apenas em dezembro do ano passado, foram movimentados mais de trezentos milhões de dólares na compra de NFT’s.
Desse montante, aproximadamente um quarto foi utilizado especialmente para a compra de terrenos e imóveis no metaverso.
Apesar dos dados impressionarem, a previsão para 2022 é que esses números aumentem ainda mais com o aumento significativo de imóveis e terrenos comercializados no ambiente virtual.
Para a Bloomberg Intelligence esse é um mercado extremamente promissor, no qual é possível fazer negócio. Com base em um estudo realizado, a Bloomberg Intelligence estima que o mercado de compra e venda de imóveis e terrenos virtuais possa chegar a casa de oitocentos milhões de reais movimentados.
Vale destacar que tudo começou a ganhar ainda mais força com a mudança de nome do Facebook, o que apenas denotou o investimento que a empresa estaria fazendo no metaverso.
Mas como o mercado imobiliário de fato chegou ao metaverso?
Nesse ambiente digital é possível comprar desde imóveis a terrenos, roupas de grifes famosas, a artigos esportivos, obras de artes digitais, e uma série de outros produtos.
Também é possível participar de eventos virtuais e interagir com outros avatares que estão no metaverso. Acredita-se que o metaverso proporcionará igualmente a revolução das reuniões de trabalho.
Você já jogou The Sims? É basicamente a mesma premissa, mas agora a vida real está mais presente do que nunca no ambiente virtual. São infinitas as possiblidades que o metaverso traz para o usuário e são novas experiências.
Embora gastar milhões com um terreno ou imóvel ou até mesmo uma obra de arte que só exista no ambiente virtual seja algo distante e até mesmo considerado uma loucura para a maioria, é algo que já é comum para uma parcela significativa de usuários.
Para que você tenha uma ideia, a empresa americana Republic Realm, focada em investimento em NFT e metaverso, realizou em dezembro transações no valor de quatro milhões de dólares, cerca de aproximadamente vinte e quatro milhões de reais para a compra de terrenos virtuais no jogo The Sand Box.
Já a empresa americana Tokens, anunciou que realizará em seus terrenos na Decentraland (que foram adquiridas por quase dois milhões e meio de dólares) a semana de moda virtual.
Esses imóveis que foram adquiridos pela Tokens estão no district Fashion e podem gerar renda para seus investidores que podem vendê-los ou locá-los para marcas de luxo que desejam investir no mercado de moda digital.
Bom, enquanto o Metaverso ainda não é uma realidade para todos, nós da inCanto Urbano, a única imobiliária boutique do Paraíso, podemos lhe ajudar apresentando incríveis oportunidades para comprar ou vender seu imóvel no bairro Paraíso. Clique aqui e confira uma seleção de imóveis para te ajudar, ou se preferir, preencha o formulário abaixo que um dos nossos corretores entrará em contato com você.
[…] Metaverso e o mercado imobiliário: Tudo o que você precisa saber […]
[…] Metaverso e o mercado imobiliário: o que você precisa saber […]