A imobiliária boutique do Paraíso.

Decoração para o final do ano: dicas da Marília Veiga

Decoração e organização para começar o ano novo ciclo com mais leveza, harmonia e estilo

Marília Veiga

A chegada do fim do ano impulsiona a vontade de renovar a energia da casa, seja com pequenas mudanças na decoração, reorganização dos espaços ou até uma nova paleta de cores. Para inspirar quem quer começar 2026 com o lar de cara nova, conversamos com exclusividade com a Marília Veiga, Connoisseur em Projetos de Interiores, referência em interiores sofisticados e funcionais, sobre o que vale investir e como repaginar a casa de forma prática e com significado. Confira!

inCanto Urbano: O fim do ano costuma despertar o desejo de mudar algo em casa. Por que você acha que isso acontece e o que essa renovação representa?
Marília:
“Eu acredito que o final do ano é muito simbólico para todo mundo. É quando a gente faz o balanço do ano e sempre tem esse sentimento de renovação, já olhando para o ano novo que está vindo. E a casa tem essa representação também. Assim como as pessoas gostam de comprar roupa nova para passar o final do ano, a casa também ganha esse protagonismo.”

inCanto Urbano: Quais são as primeiras mudanças que uma pessoa pode fazer para repaginar o lar sem precisar de grandes reformas?
Marília:
“Sempre fazemos nossos projetos pensando nas regras, nunca na exceção. Eu acho que você não pode fazer a sua casa exclusivamente para o jantar do Natal ou das festas de final de ano, porque durante os outros dias do ano você precisa ter um lar versátil, para todas as ocasiões. Mas isso não impede que você tenha alguns recursos. Nessa parte de mudança, sem precisar reformar, a troca de mobiliário, troca dos objetos, mudar o tapete, mudar as cortinas, já fazem bastante diferença. É muito importante fazer isso de forma coordenada e nunca de forma sozinha ou aleatória, entendendo que todos os ambientes se conversam.”

decor para final de ano

inCanto Urbano: A iluminação faz diferença na percepção dos ambientes? Que tipo de luz valoriza melhor essa atmosfera de recomeço?
Marília:
“Com certeza, a iluminação é um item super importante na decoração de interiores, porque a luz cria todo o clima. Dentro desse contexto de transformar a casa para o Natal e para o final do ano, os recursos que você pode usar são os abajures, que trazem aquela iluminação indireta e aconchegante; colunas, que normalmente iluminam mais o teto; e pendentes, que trazem toda uma importância dentro da mesa de jantar.”

inCanto Urbano: E quanto às cores, existe alguma tonalidade ou combinação que transmite essa sensação de leveza e renovação típica do fim de ano?
Marília:
“Nos elementos maiores, seja em paredes, ou até mesmo nos sofás ou na marcenaria, a gente usa cores mais neutras e deixa cores mais fortes ou importantes nos objetos. Nesse caso, as almofadas, uma manta, ganham essa cor ou de repente algum outro objeto numa mesa lateral. E é importante também escolher o que a gente chama de esquema de cores. Determinar quais são as cores que vão compor o ambiente é fundamental para que se conquiste uma harmonia.”

inCanto Urbano: O que vale investir nesse momento? Em novos móveis, objetos de decoração, tecidos, pintura…?
Marília:
“Logicamente que tudo vai depender do budget da pessoa. Quanto ela quer investir. Mas é um conjunto. Se você tem, por exemplo, um sofá que está feio, com o tecido desgastado, não adianta comprar almofadas novas. É importante fazer essa análise de como está o estado dos elementos e substituir o que não está bom. Tudo isso vai trazer essa renovação.”

inCanto Urbano: Para quem vai receber amigos e familiares em casa nas festas, quais ajustes simples podem deixar o ambiente mais acolhedor?
Marília:
“Importante o sofá estar com tecido legal, as almofadas também, porque é ali que as visitas vão sentar e conversar. Algo que a gente usa em alguns projetos, que é muito coringa, são os puffs. Você pode usar o puff como mesa de centro, na lateral, ou até para colocar mais lugares na mesa de jantar.”

 

inCanto Urbano: Como equilibrar praticidade e estética nesse processo de repaginação?
Marília:
“No nosso conceito de arquitetura de interiores e de decoração, você sempre tem que pensar no uso. Um tecido mais escuro para o home theater, por exemplo, evita que manchas fiquem visíveis. Outro ponto é provar. No caso dos móveis, é ir na loja e sentar. Uma dica que a gente sempre dá é fazer uma planta com os móveis em escala. Assim você evita comprar peças desproporcionais, que comprometam a circulação.”

inCanto Urbano: Quais tendências ou comportamentos de moradia você acredita que vão marcar 2026 em termos de arquitetura e decoração?
Marília:
“Eu acho que a maior tendência é a casa sendo usada. Desde a pandemia, a casa virou espaço de trabalho, lazer e descanso. Os ambientes sociais cresceram, os terraços também. As pessoas querem desfrutar do lar, fazer um jantar, assistir a um filme, receber os amigos. A casa deixou de ser contemplativa e virou um espaço de experiência.”

inCanto Urbano: E na sua opinião, o que não pode faltar em uma casa pronta para o novo ano?
Marília:
“Acredito que não pode faltar flores. Elas trazem simbologia, frescor, cheiro, e reforça essa cara de renovação. Além disso, os home sprays também são outro recurso que a pessoa pode usar para deixar a casa mais gostosa para receber. E, obviamente, os convidados. Não tem nada mais legal do que estar com quem você gosta. Isso é o que torna o ambiente especial, principalmente neste período de encerramento e renovação de ciclo de esperança e de dias melhores.”

flores final de ano

 

Compartilhe

Posts Recentes

Assine nossa newsletter

E receba novidades sobre nossos artigos e informações da região

Comentários

Deixe um comentário

Compartilhe

Posts Recentes

Assine nossa newsletter

E receba novidades sobre nossos artigos e informações da região